O que é o Varnish Cache?

O Varnish Cache é uma aplicação instalada a frente do servidor HTTP (seja ele Apache, Nginx ou outro) desenhada de raiz com o objectivo de ser um acelerador web aumentando o tempo de entrega das paginas entre 300 a 1000 vezes dependendo da arquitectura utilizada. Além disso o Varnish Cache pode ainda funcionar como um load balancing sendo assim possível aumentar a escalabilidade e performance utilizando múltiplos servidores de Varnish Cache.


O que faz o Varnish Cache?

Quando um visitante acede a um site o servidor necessita de processar cada pedido recolhendo todas as informações necessárias para montar a informação solicitada pelo visitante, o que atrasa o carregamento de uma pagina principalmente se o numero de visitantes aumentar num determinado período.

Utilizando o Varnish Cache no primeiro pedido de uma determinada pagina ao servidor o Varnish Cache guarda em memória RAM (sendo esta bastante mais rápida do que um disco rígido) esse mesmo pedido durante um determinado período de tempo de forma a servi-lo directamente ao visitante sem ser necessário o servidor processar de novo esse pedido reduzindo assim exponencialmente o tempo de carregamento de uma pagina.

Veja de seguida um vídeo explicativo sobre o funcionamento básico do Varnish Cache:

>

Necessita de uma solução de Alojamento Empresarial para alta performance baseada em Varnish Cache orientada para performance extrema? Contacte-nos para uma solução dedicada com Varnish Cache desenhada à medida das suas necessidades!