Os Datacenters

A PTServidor conta com uma infra-estrutura ideal para alojar quer os seus projectos ou negócios dispondo de ligações redundantes de alto débito e baixas latências quer em território nacional como internacional.

Em Lisboa, a cerca de 10 minutos dos nossos escritórios, estão localizados a maioria dos activos da nossa rede permitindo assim uma rápida intervenção da nossa equipa tecnica caso necessário. A nossa infra-estrutura nacional esta repartida em dois espaços distintos de datacenter incluindo num edifício carrier-neutral (Telvent / Itconic Lisboa), dispondo assim de todas as condições para o desenvolvimento e prestação de serviços de alojamento web, registo de domínios, colocation e disaster recovery. Por forma a garantir toda a segurança para o seu negocio os datacenters dispõem das certificações de qualidade ISO 9001, ISO 14001 e ISO 27001.
Os dois datacenters estão ligados entre si através de um circuito privado de fibra optica por forma a permitir a troca privada de dados entre ambos os datacenters.

Principais características do DataCenter

  • Conectividade redundante no edifício através de várias entradas de fibra óptica por caminhos distintos
  • Sistema de geradores diesel de 1600KVA redundante N+1 com combustível para 12 horas on-site
  • Certificação ISO 9001, ISO 14001 e ISO 27001
  • Estrutura anti-sísmica
  • Portas blindadas
  • Chão e tecto falso
  • Vidros duplos e blindados
  • Segurança física permanente (24x7x365 dias)
  • Cais de descarga
  • Monitorização constante aos sistemas vitais (UPS, PDU, HVAC, temperatura, humidade, segurança, sistema de detecção e extinção de incêndios e conectividade)
  • Sistema de detecção de incêndios
  • Sistema de detecção de gases tóxicos
  • Sistema de detecção de inundação
  • Sistema de controlo de acessos biométrico
  • Sistema de vídeo-vigilância (CCTV)
  • Sistema de extinção automática de incêndios redundante (Inergen)
  • Sistema de controlo de humidade e ambiente
  • Postos de transformação com capacidade total de 6.0MW
  • Sistema de UPS Redundante N+1 com STS para no-break operation

Os Servidores

A nossa rede é constituída maioritariamente por servidores Asus, Supermicro, Dell e HP dependendo da utilização e serviço a que se destina o servidor.
Estes servidores caracterizam-se principalmente pela sua fiabilidade e performance. São servidores preparados para funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, assegurando sempre uma velocidade de acesso superior.

Todos os componentes de hardware que utilizamos são das principais marcas do mercado como por exemplo discos rígidos da marca Western Digital (WD), SSDs da Samsung e memorias da Kingston sendo todos os componentes antes de entrar em produção testados de forma exaustiva por forma a atestarmos a sua qualidade e estabilidade, necessária para prestarmos o melhor serviço aos nossos clientes.

A Rede

Na nossa rede utilizamos switchs Brocade/Foundry Networks de 48 portas gigabit que dispõem de uma capacidade total de switching de 136 Gbps, capacidade suficiente para dar resposta a todos os nossos serviços ligando assim todos os nossos servidores à internet a uma velocidade de 1Gbps dispondo ainda de duas ligações para uplink de 10Gbps e entrada redundante de energia.
Toda a nossa rede IP está preparada para dual stacked, pronta assim para disponibilizar quer IPv4 quer IPv6 aos nossos clientes.

Para além disso dispomos ainda de uma rede Gigabit interna, não acessível exteriormente por motivos de segurança, utilizada para a realização copias de segurança (backups) a toda a nossa infra-estrutura de forma a proteger todos os dados dos nossos clientes nos nossos servidores de storage, utilizando o R1Soft para protecção continua de dados! Baptizada com o nome de rede PHOENIX, é na sua essência uma infra-estrutura de Protecção Continuada de Dados (CDP).
Esta infra-estrutura é uma mais valia para todos os nossos clientes, actuando como um Layer adicional de protecção de dados, é completamente autónoma e é mantida fisicamente à parte da internet (offsite), é constituída por servidores Supermicro redundantes e com storage protegido em RAID6 garantindo elevadas prestações realizando backups sistemáticos a todas as contas existentes em todos os nossos servidores.

Além do habitual equipamento de rede, utilizamos ainda switch's KVMoIP e rede IPMI para acesso remoto aos servidores mesmo quando o mesmo não é acessível via internet. Assim, os nossos técnicos poderão identificar e corrigir a maioria dos problemas de forma remota evitando assim deslocações físicas ao datacenter.

Contamos ainda com diversos sistemas de monitorização implementados em diversos pontos geográficos dispersos e que nos permitem uma gestão e análise paramétrica da nossa rede em tempo real através da recolha de diversos dados de forma a permitir antecipadamente identificar e resolver potenciais anomalias na nossa rede.
A equipa de I&D da SamplingLabs desenvolveu o InnerVision, um software de monitorização interna integrado para que os nossos técnicos tenham concentrados numa única aplicação o estado de toda a rede da PTServidor de forma a intervirem de uma forma rápida e eficaz quando necessário.

E é assim que fazemos na PTServidor, os seus dados são a nossa maior prioridade e fazemos tudo para que estejam sempre disponíveis a qualquer dia ou hora com as melhores velocidades e tempos de acesso possíveis!